Pular para o conteúdo
  • Webmail
menu topo
Login
Processo Ético Disciplinar da OAB
Processo Ético Disciplinar da OAB
2020
  • Home
  • Home

Advogado pode exercer mais de uma profissão?

espaços de coworking

Ao longo dos anos sempre nos indagam se o advogado pode exercer outra profissão? Nos perguntam também, me formei, estou trabalhando, e quero advogar, tenho que largar meu emprego? Posso ter escritório de contabilidade junto com o escritório de advocacia?

Alguns colegas de profissão nos telefonam pedindo modelo de defesa para processo ético e dicas para fazer a defesa, pois foram representados na OAB. O motivo da representação é pelo fato de exercerem a advocacia e outra profissão no mesmo espaço físico.

Em dezembro de 2019 o Órgão Especial do Conselho Federal respondendo a consulta n.º 49.0000.2017.000174-6, de relatoria do Conselheiro Federal Luiz Saraiva Correia, assim respondeu:

“Advogados podem exercer outras profissões, contando que não ocupem o mesmo espaço físico do escritório de advocacia, não divulguem as atividades em conjunto com a advocacia e para os clientes da outra atividade, não exerçam a advocacia de forma contenciosa ou consultiva.

Não há incompatibilidade no exercício da advocacia com a profissão de jornalista. Ressalvadas as hipóteses de infração previstas no art. 34, V, VII, XIII e XV, do Estatuto da Advocacia e da OAB.”

Assim sendo não há dúvidas de que o profissional da advocacia pode exercer outras profissões, no entanto, tem que ter cuidado ao fazê-lo. Assim, para não ir contra a orientação do Conselho Federal, e não correr o risco de sofrer uma representação ético disciplinar, o ideal é que não ocupem o mesmo espaço físico, não divulgue as atividades em conjunto e não exerça a advocacia para os clientes da outra atividade.

Por fim, um debate que deve ser feito, são os espaços de coworking. É a tendência mundial de compartilhamento de espaço. Pois o compartilhamento de espaço além de gerar receita, diminui custo. A tendência do mundo é compartilhar cada vez mais, como observamos com o aplicativo Airbnb, no qual as pessoas compartilham inclusive a própria casa. Acreditamos que em breve a OAB terá que manifestar sobre espaços compartilhados.

 

Pedro Rafael de Moura Meireles

Frederico Augusto Auad de Gomes

Categoria: defesa éticaPor Pedro Advogadojaneiro 21, 2020
Marcações: advocaciaadvogadaadvogadoadvogadosatestadobrasilcomissãoconselhodadedefesadisciplinadisciplinardodoseestatutoéticaéticofazerfederalimportânciamédicomodelonoOABordempréviaprocessorepresentaçãorepresentaçõestécnicaTEDtribunal

Autor: Pedro Advogado

https://defesaetica.com.br/

Navegação de post:

AnteriorPost anterior:Criminalização da violação de prerrogativasPróximoPróximo post:Utilização de atestado médico no processo ético disciplinar na OAB

Artigos relacionados

Advogado(a) que retém honorários sem previsão em contrato nem sempre comete infração ética!
abril 14, 2021
Desclassificação de sanção de suspensão para censura em processo ético na OAB.
março 1, 2021
A Participação do(a) Advogado(a) Na Mídia
dezembro 4, 2020
Penhora online
agosto 24, 2020
Advogados(as) podem usar anúncio de texto do Google Ads?
julho 1, 2020
Edson Fachin
Suspensão do exercício profissional por inadimplência de anuidade
maio 1, 2020